Bruno Sampaio: psicólogo e psicanalista, Fortaleza, Ceará

Todo o conteúdo deste blog é criado pelo psicólogo clínico e psicanalista Bruno Sampaio, registrado sob o CRP 11/09461, Fortaleza, Ceará.

Para mais informações sobre o autor, acesse o site profissional: Bruno Sampaio – Psicologia, Psicanálise, Sexualidade e Saúde Mental.

O objetivo da criação deste blog especializado em saúde mental é democratizar o conhecimento na área. Nas palavras do autor:

Trabalho diretamente com saúde mental desde o segundo semestre da faculdade e, para mim, sempre foi muito claro o quanto a área sofre pela falta de informação e pelos tabus e preconceitos que lhe permeiam.

Essa realidade traz consigo grandes problemas para todos nós: profissionais da área, pacientes, familiares, amigos, etc.

Somado a isto, temos também uma rede de saúde e assistência ainda bem fragilizada, que pouco conversa entre si e que pouco se conhece.

Pensando nisso, criei a página (e agora o blog em que escrevo) com o audacioso objetivo de democratizar o conhecimento em saúde mental, utilizando sempre linguagem simples e acessível ao público leigo, evitando o uso excessivo de termos técnicos e, quando usados, sempre explicados da forma mais didática possível, ou seja, procurando sempre me fazer entender sobre os temas abordados mesmo por aqueles que não têm conhecimento prévio algum sobre eles.
 
Na minha prática profissional, fica evidente o quanto determinadas informações, às vezes até as que parecem óbvias, podem ser decisivas para a promoção do cuidado em saúde mental, seja ele dirigido ao outro ou dirigido a si mesmo.
E é exatamente isto que me proponho a fazer, sempre que possível: informar, discutir, esclarecer, tirar dúvidas, bem como divulgar eventos e cursos gratuitos, congressos, notícias, enfim, falar sobre saúde mental para aqueles que se interessam pela temática e instigar alguns outros a se interessarem.
 
Tenho também como foco o caráter local das maioria das divulgações de eventos, bem como o caráter gratuito e/ou acessível destes.
Por não visar ao lucro, não faço propagandas na página de eventos ou cursos que envolvam algum tipo de custeio, exceto aqueles que eu mesmo já participei e/ ou confio no trabalho de quem os realiza.
O que também indica que todos os valores para manutenção das páginas são custeados por mim, que trabalho de forma independente e com esforço para manter a página atualizada sempre que possível.