Fantástico abordou mães com personalidades narcisistas. Saiba mais sobre assunto e assista a matéria comentada!

senhora e sua filha amarrada em uma âncora
Anúncios

Em matéria apresentada no último domingo, o Fantástico abordou uma questão bastante delicada: o show da vida falou sobre Transtorno de Personalidade Narcisista, TPN, dando enfoque a histórias de filhas que sofreram, ao longo da vida, com o comportamento de suas mães, supostamente diagnosticadas com o Transtorno de Personalidade Narcisista.

A matéria, que focou no relato das vítimas, descreveu brevemente alguns sintomas indicativos do Transtorno de Personalidade Narcisista. Vale, no entanto, ressaltar que um mesmo grupo de sintomas pode significar uma infinidade de coisas, no campo da saúde mental.

Em outras palavras, uma determinada pessoa pode apresentar os mesmos sintomas relatados na matéria e não ter, necessariamente, o mesmo diagnóstico.

Por exemplo, a irritabilidade aparece como sintoma de várias hipóteses diagnósticas nos manuais médicos e tanto pode ser sintoma de Transtorno Bipolar (irritabilidade aumentada nos casos de hipomania e mania) quanto sintoma de uma noite mal dormida.

É preciso termos clareza que, ao tratarmos de saúde mental, há necessariamente de se considerar um contexto histórico, social, econômico, familiar, que, no final das contas, será único para cada pessoa.

Os casos dos Transtornos de Personalidades Narcisistas trazidos pela matéria implicaram outras pessoas em seus contextos familiares e sociais (no caso, filhas e maridos) e essas implicações, ao que parece, resultaram em sofrimento significativo para as vítimas, que, em alguns casos, necessitaram procurar tratamento para entenderem suas experiências traumáticas ao longo da vida e/ou desenvolveram episódios depressivos.

Também é preciso ressaltar que existem outros traços que apoiam o diagnóstico de transtorno de personalidade narcisista e que não são apenas mães com T. P. Narcisista que trazem sofrimento significativo para as famílias. Há, inclusive, dados supostamente contrários ao que se pode esperar após assistirmos ao conteúdo da matéria: os dados mais atualizados da psiquiatria, incluídos no DSM V, indicam que de 50% a 75% das pessoas diagnosticadas com transtorno de personalidade narcisista são do sexo masculino.

Quanto a isso, podemos abordar a questão em um outro post.

Assista a reportagem abaixo, na qual, pela primeira vez, ousei realizar algumas edições e fazer algumas pontuações, ao longo do vídeo:

Caso desejem, posso abordar mais o assunto, aqui no blog! Deixem comentário ou mandem e-mail com dúvidas para brunosampaiopsi@gmail.com


www.brunosampaiopsi.com.br

Anúncios
Anúncios

Horário e informações

Almoço: 11:00 às 14:00
Jantar: Segunda a quinta, de 17:00 às 23:00, sexta a sábado, de 17:00 à 01:00