Glossário do Fortnite: veja os principais termos do jogo | e-sportv

0
97


Fortnite é um Battle Royale da Epic Games que conta com itens muito diversos, como poções de cura e recursos que podem ser extraídos e usados em construções. E, para facilitar a comunicação entre os jogadores, muitos desses itens recebem apelidos ou nomes diminutivos. Por esse motivo, o e-SporTV preparou um glossário com os principais termos utilizados no jogo atualmente.

Fortnite — Foto: Divulgação / Epic GamesFortnite — Foto: Divulgação / Epic Games

Fortnite — Foto: Divulgação / Epic Games

AK-47: Nome alternativo para o Rifle de Assalto Pesado. AK-47 é o nome da arma real que inspirou a criação desse rifle no Fortnite.

Build Battle: Esse termo, que poderia ser traduzido como “Batalha de construções”, é utilizado para abordar confrontos que deem grande atenção às construções em detrimento do combate em si. Geralmente, os jogadores envolvidos passam bastante tempo construindo/alterando suas construções muito rapidamente para tentar encontrar uma brecha e atingir o oponente – que, por sua vez, também está elaborando suas construções e buscando a oportunidade de abaste. É nesse tipo de embate que o mapa fica repleto de construções imensas.

Caído/Derrubado: Jogador que foi abatido, mas segue vivo (o que pode acontecer nos modos Dupla e Esquadrão, por ter colegas ainda vivos) e pode ser reanimado.

Camper/Zé Matinho: Camper é um jogador que passa muito tempo parado esperando a oportunidade de surpreender um oponente desavisado. “Zé Matinho” é um dos termos utilizados para fazer menção a jogadores que “camperem” especificamente em arbustos, que facilitam a camuflagem.

Círculo/Tempestade: Assim como em todo Battle Royale, Fortnite tem seu próprio círculo que se fecha e causa dano nos jogadores que excederem sua margem. Nesse jogo, especificamente, o nome oficial da área que dá dano é Tempestade.

Cofre: Todo item removido do jogo vai para o Cofre. Isso pode acontecer provisoriamente, para fins de balanceamento do item, ou definitivamente, dependendo da intenção da Epic Games de não trazer o item de volta ao battle royale.

Construir: Em Fortnite, os personagens podem usar seus recursos para construir paredes, pisos e tetos.

Cura/Meds: Termos genéricos utilizados para fazer menção aos variados itens de cura de vida e escudo do jogo.

Desert Eagle: Nome alternativo para o Canhão de Mão, pistola de alto calibre. “Desert Eagle” é o nome real da arma que inspirou a criação do Canhão. O nome se popularizou principalmente nas diferentes versões do FPS Counter-Strike.

Editar: Além de construir paredes, pisos e tetos, os jogadores podem editá-los em várias formas diferentes, algo que pode ser feito conscientemente durante um combate para tentar providenciar uma mudança ou abertura de ângulo para surpreender o oponente (como criar uma janela em uma parede e surpreender um inimigo que esteja do lado de fora da construção).

FAMAS: Nome alternativo do Rifle de Assalto com Rajada. FAMAS é o nome real da arma que inspirou a criação do rifle no Fortnite.

High Ground: Termo em inglês (utilizado na versão original mesmo pelos jogadores brasileiros) utilizado para indicar que alguém está em um terreno elevado, posição que geralmente garante uma vantagem ao jogador.

Low Ground: Oposto ao high ground, faz menção a alguém que esteja em terreno baixo, algo que pode ter significados diferentes dependendo do nível de jogo: em um jogo casual, pode explicitar que o jogador não tem domínio das habilidades de construção, e, portanto, prefere combater do chão mesmo; em um jogo profissional, tende a apontar que o jogador não tem recursos para iniciar uma Build Battle.

M16: Nome alternativo do Rifle de Assalto. O item foi criado inspirado na M16 – e rifles semelhantes -, presente em muitos dos jogos competitivos.

Madeira: Recurso mais abundante e fácil de extrair do Fortnite. Também é o material mais frágil.

Marcar/Pingar: Termos que fazem menção às marcações coloridas que os jogadores podem fazer para orientar seus colegas. As marcações podem ser feitas tanto abrindo o mapa quanto na própria tela do jogo (nesse caso, é possível fazer uma indicação neutra – basicamente orientando uma direção a se seguir – ou indicar a presença de um inimigo – com som e cor que mostram que a situação é alarmante).

Mats: Abreviação para Materials/Materiais, matéria-prima utilizada pelos jogadores em suas construções. Os materiais existentes são madeira, pedra e metal.

Metal: Recurso mais resistente que o jogador pode extrair e usar em construções.

Passe de batalha: A aquisição de um passe de batalha permite ao jogador a obtenção de itens exclusivos da temporada atual. Esses itens consistem basicamente em skins, emotes e danças – sempre cosméticos que não impactam diretamente o jogo.

Pedra: Recurso intermediário que pode ser extraído e utilizado pelos jogadores em suas construções. Não é tão abundante quanto quanto a madeira, nem tão demorado de extrair nem tão resistente quanto o metal.

Pelado: Uma maneira de indicar um oponente específico é apontar qual skin (basicamente qual roupa cosmética) ele está usando. E uma das maneiras de apontar um jogador que não está equipando qualquer skin – ou seja, está usando a skin padrão do jogo – é dizer que ele está “pelado”.

Pontos de Escudo: Facilita a sobrevivência do personagem no servidor com até 100 pontos que são abatidos antes de o jogador começar a perder pontos de vida (salvas exceções, como danos de queda e da tempestade, que atingem diretamente a vida).

Pontos de Vida: É o que garante a permanência de um jogador no servidor. Ao perder seus 100 pontos de vida, pode desmaiar – se estiver jogando em duo ou squad – ou ser finalizado pelo oponente – se estiver jogando solo ou for fatalmente atingido depois de já ter desmaiado em duo ou squad.

Raridade: Em Fortnite, os itens são divididos em vários níveis de raridade, que afetam sua capacidade de impactar o jogo. Do mais básico ao mais raro, há: Comum (fundo cinza), Incomum (verde), Raro (azul), Épico (roxo) e Lendário (laranja).

Reanimar/Levantar: Ato de trazer um colega derrubado – e não finalizado – de volta ao jogo.

Ressuscitar: Uma das grandes mudanças que o Fortnite viveu foi a possibilidade de ressuscitar jogadores que foram finalizados. Para isso, é necessário recuperar seus cartões de reinicialização e usá-los em uma das vans de reinicialização espalhadas pelo mapa.

SCAR: Nome alternativo das versões mais raras do Rifle de Assalto no Fortnite. O item foi criado inspirado no fuzil FN SCAR.

Scrim: Tipo de jogo de que os profissionais participam para treinar para competições.

Shieldão/Shield: Shieldão é o termo aportuguesado para abordar a tradicional poção que concede 50 de escudo ao jogador. Desde a criação de itens alternativos que enchem escudo, eles passaram a ser diferenciados principalmente com abordagens aumentativas ou diminutivas (no caso do cenário brasileiro).

Shieldinho/Mini: Shieldinho é o termo aportuguesado que faz menção à poção que concede 25 de escudo ao jogador. O item é consumido muito mais rapidamente que o “Shieldão”, mas também só pode ser usado se o jogador estiver com menos de 50 de escudo.

Sifão: Fortnite conta com várias adições periódicas de modos limitados de jogo que contam com mudanças bruscas na jogabilidade. E uma delas – Sifão, que concede vida e escudo a jogadores que abatem oponentes -, teve um fim diferente: apesar de não estar presente no modo casual de jogo, a proposta de curar jogadores que abaterem oponentes foi levada ao cenário competitivo como maneira de fomentar os combates.

Taggear: Termo adaptado do inglês “tagged” para indicar que um jogador foi seriamente ferido.

Temporada: Dando atenção ao storytelling, Fortnite divide o ano em diversas temporadas – cada qual com sua própria história, recompensas cosméticas e alterações no mapa.

Tommy Gun/Thompson: Nomes alternativos para a Metralhadora de Tambor. O item foi inspirado nas submetralhadoras da empresa Thompson (e Tommy Gun é um dos nomes alternativos para essas armas).



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here