Facas revisão: Rian Johnson inteligente transforma o romance policial em um whydunit

0
82


Star Wars: O Último Jedi escritor-diretor Rian Johnson provou que ele é um mestre em tocar com o gênero. Seu filme de estreia Tijolo mergulhou em tradicional detetive noir-história do território, mas a ação em uma escola de ensino médio. Os Irmãos Bloom torcida assalto e alcaparra convenções, concentrando-se em emoções, em vez de um físico pontuação para reinventar o significado de “o perfeito con.” E O Último Jedi levou a franquia para um novo território, subvertendo as expectativas sobre os seus protagonistas, a Ordem Jedi e a natureza da Força.

Johnson novo conjunto mistério Facas faz a mesma coisa, abrindo as armadilhas de uma tradicional assassinato e mistério para revelar algo novo. Em mistério, descobrir quem cometeu o crime é excitante, mas o realmente suculento parte é ser capaz de colocar para fora exatamente por tudo aconteceu, como Hercule Poirot ou Columbo. Isso resume Facas, o que é mais um whydunit de um romance policial. Assistindo o filme se sente como a abertura de um presente para descobrir mais vários apresenta em seu interior. A maior caixa — a questão de quem matou a vítima — não é o ponto. Facas é um mistério de assassinato menos interessado na morte do que em os sobreviventes, e a abertura dessas caixas menores é uma delícia.

O filme começa com a 85ª festa de aniversário de best-sellers de suspense escritor Harlan Thrombey (Christopher Plummer), que vê toda a sua família reunida em sua propriedade. Na manhã seguinte, Harlan é encontrado morto, e que a polícia inicialmente regra de sua morte um suicida — Tenente-Detetive Elliot (Lakeith Stanfield) e de Soldado Wagner (Noah Segan) são sobre o caso — celebridade detetive particular Benoit Blanc (Daniel Craig), que tem sido misteriosamente convocados para a casa, acredita Harlan foi assassinado.


Harlan Thrombey do (Christopher Plummer) reúne-se em torno dele como ele sopra o seu bolo de aniversário.

O Thrombeys, pouco antes de a tragédia atinge.
Claire Folger/Lionsgate

O montado Thrombeys estão chocados, mas como Blanc rapidamente descobre, cada membro da família tem sua própria razão para ressentir o final do patriarca. Todos dependiam de Harlan do dinheiro, de uma forma ou de outra, e naquela fatídica noite, eles estavam todos em posições onde o fluxo pode ser cortado. Mas os mais perguntas em breve superfície, incluindo o que chamou Blanc para a casa (mesmo que ele não saiba), e que, finalmente, vai acontecer a fortuna Harlan deixado para trás.

O “whydunit” aspecto do filme chutes de equipamento completo, como a família das idiossincrasias de vir à luz, e Blanc trabalha com Marta (Ana de Armas), Harlan do zelador e confidente, para juntar as circunstâncias de Harlan da morte. “Porque é que Harlan mortos?” é apresentado como a principal causa, mas rapidamente cede o palco para uma grande questão: “Por que estas pessoas são do jeito que são?” Johnson cria um complicado contexto para Harlan da morte, olhando-a como sendo a par tal uma imensa fortuna tem afetado cada Thrombey a visão de mundo, e seus respectivos lugares na cultura contemporânea.

Imperiosa a filha mais Linda (Jamie Lee Curtis) pensa de si mesma como self-made e olha para baixo sobre seu irmão Walt (Michael Shannon), que ela pensa que foi entregue a seu pai companhia de publicação. Mas sua real estate empire foi fundada com um milhão de dólares de empréstimo do pai. Da mesma forma, o marido dela, Richard (Don Johnson) e seu filho de Resgate (Chris Evans) dependem dela e Harlan para o seu rendimento, mas agem como se eles próprios, tudo ao seu redor. Walt, como Linda, pensa de si mesmo como uma força independente, mas chafes na de seu pai e especificações de como cuidar do seu trabalho, como ele dá lida com a Netflix, para adaptar-Harlan mistérios. Harlan filha-de-lei Joni (Toni Collette), uma viúva, depende de Harlan para financiar sua Goop-esque marca de estilo de vida, “Flam,” e pagar pela sua filha Meg (Katherine Langford) para participar de um cara da faculdade.

Como Johnson cuida o Thrombeys, ele também cuida da sua mistério de assassinato, transformando-o comentário social. Ele faz o assassinato secundário a uma família de exploração que se sente, às vezes, como a Jordânia Peele do Sair em sua interpretação dos liberais que voltar a cair racista e classista comportamento quando confrontado com qualquer desafio pessoal.

Walt filho de Jacó (Jaeden Martell) é sempre em seu celular, e é descrito como um alt-direita internet troll. Richard gaba-se de ter visto Hamilton no Teatro Público antes de sua Broadway executar. Mas, conservadora ou liberal, que eles começam a pensar duas vezes sobre a Marta parece que eles podem perder o controle sobre Harlan do dinheiro. O Thrombeys referem-se a Marta como parte da família, mas eles não convidá-la para Harlan do funeral, e não pode concordar em que o país Sul-Americano sua família é. E que eles são tipo a em casamento na frente de Blanc, eles ainda instintivamente lado de fora de seu lixo para ela quando eles estão em seu próprio, e do discurso retórico sobre os imigrantes a arruinar o país.


Sentada Resgate (Chris Evans), rodeado por Blanc (Craig) e a polícia.

Um momento tenso.
Claire Folger/Lionsgate

Quanto mais a cortina é puxada de volta em Marta e o Thrombeys, revelando mais complexos motivos que o estoque de caracteres formas que eles apresentam, o mais intrincado mistério se torna. Estas pessoas não são tão preto e branco como os arquétipos inicialmente encarnar. O Thrombeys’ relações com a Marta e com o dinheiro da mesma forma são complicadas. Que sentido de floração é apenas mais uma prova de Johnson e habilidade como um cineasta, como ele cascas de volta as camadas em um gênero antigo para revelar algo vital e de novo, mesmo puxando algo de uma reversão do clássico “o mordomo fez isso” na tomada de Marta como parte integrante da história.

Facas também é, de prestativa, de pura diversão, com perseguições de carros testados no compacto carros elétricos, e diferentes lembranças, jogar fora com quase caricatural de velocidade. O elenco também está tendo uma bola de jogar até o Thrombeys mais repugnante e cômica aspectos, apesar de todos é o segundo violino para Craig e de Armas.

Mesmo assim, Johnson para manter a audiência adivinhando. Mas ele tem mais em mente do que quem o fez, Johnson mantém um senso de mistério através de todo o filme, puxando o quê, onde, quando, e o mais importante, por que juntos para criar uma versão do mistério-comédia Pistaque ele diretamente referências quando um Facas personagem descreve Harlan da enorme mansão. A história Johnson apresenta ordenadamente, cai Pista caixa — é um mistério de assassinato com personagens coloridos e de uma localização central, mas ele se desenrola em algo mais complicado e imediatamente relevantes, a criação de uma história que foi incrivelmente atualizado para uma audiência moderna.

Facas está nos cinemas agora.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here