Observatório tira 1ª foto do cometa possivelmente interestelar que nos visita


Nesta semana, ficamos sabendo de um possível segundo visitante interestelar passeando pelo Sistema Solar que foi temporariamente chamado de C/2019 Q4 (Borisov). Agora, o Gemini Observatory divulgou a primeira foto do objeto, com o registro acontecendo na noite do dia 10 de setembro.

“Essa imagem foi possível devido à capacidade do Gemini de ajustar rapidamente as observações e visualizar objetos como esse, com janelas de visibilidade muito curtas”, disse Andrew Stephens, do Gemini. Podemos ver na imagem uma cauda bastante proeminente, o que indica eliminação de gases — e isso reforça a ideia de que o objeto é mesmo um cometa.

Imagem obtida com quatro exposições de 60 segundos (Foto: Gemini Observatory/NSF/AURA)

No momento, o C/2019 Q4 (Borisov) está na direção do Sol sob o nosso ponto de vista terrestre, e por isso acaba sendo difícil observá-lo, pois o brilho solar acaba atrapalhando a visualização. Contudo, logo mais (nos próximos meses) o visitante estará numa posição mais favorável à observação, então podemos esperar fotos reais cada vez melhores do objeto cometário.

O C/2019 Q4 (Borisov) passará no dia 7 de dezembro perto de Marte em seu periélio, quando estará em sua aproximação máxima do Sol. Depois disso, ele começará a dar adeus ao Sistema Solar, mas estima-se que ele ainda estará nas redondezas por até um ano.

Fonte: Gemini Observatory

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.





Source link

You May Also Like

About the Author: Marisa Ferreira

Pioneiro profissional zumbi. Especialista em internet incurável. Praticante de TV. Comunicador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *