Nova imagem de Saturno capturada pelo Hubble impressiona com clareza de detalhes


Tudo sobre

NASA



Saiba tudo sobre NASA

Ver mais


O telescópio espacial Hubble capturou uma belíssima imagem de Saturno no dia 20 de junho, quando o planeta fazia sua movimentação mais próxima da Terra neste ano. Hoje, a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) divulgaram a imagem, que é a segunda de uma série anual de capturas realizadas como parte do projeto Legacy Atmospherees Outer Planets (OPAL).

A OPAL ajuda os cientistas a entender a dinâmica atmosférica e a evolução dos gigantes gasosos do nosso Sistema Solar. No caso de Saturno, os astrônomos poderão acompanhar os padrões climáticos variáveis e outras mudanças para identificar as tendências daquele planeta.

Nesta imagem, realizada pela Wide Field Camera 3 quando o planeta estava a cerca de 845 milhões de quilômetros de distância, destaca-se o brilho nos anéis e detalhes atmosféricos — que antes só poderiam ser vistos por naves que de fato visitassem a órbita do planeta. Hoje, graças à tecnologia do Hubble, é possível observar esses objetos por períodos muito mais longos do que qualquer sonda poderia fazer no local.

Foto: NASA/ESA

Um detalhe que chama a atenção na imagem é que podemos identificar o formato hexagonal da região do polo norte, descoberto pela Voyager 1 em 1981. A foto também revela que a grande tempestade captada nessa região em 2018 já se dissipou. Segundo a NASA, algumas tempestades menores ainda aparecem por lá, e somem rapidamente. Até a estrutura em faixas do planeta revela mudanças sutis de cor.

Por fim, a imagem mostra que o sistema de anéis está inclinado em direção à Terra, dando aos espectadores uma visão magnífica dessa estrutura de gelo.

Fonte: ESA/Hubble, NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.





Source link

You May Also Like

About the Author: Marisa Ferreira

Pioneiro profissional zumbi. Especialista em internet incurável. Praticante de TV. Comunicador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *