Cientistas capturam pela primeira vez a imagem de um cometa vindo de outro sistema solar | Ciência e Saúde


Astrônomos do observatório Gemini, no Havaí (EUA), conseguiram capturar a imagem de um cometa interestelar, pela primeira vez. Em um comunicado divulgado nesta sexta-feira (13), os pesquisadores informaram que o registro foi feito na madrugada de 10 de setembro.

  • O cometa foi descoberto em 30 de agosto de 2019 pelo russo Gennady Borisov
  • O observatório Gemini captou a imagem do objeto em cores em 10 de setembro
  • É a primeira vez que um cometa de outro Sistema Solar consegue se aproximar
  • Antes, um asteroide interestelar pôde ser observado em nosso Sistema

Descoberto em 30 de agosto, o cometa C/2019 Q4 foi avistado pela primeira vez pelo astrônomo amador russo, Gennady Borisov. Sua trajetória hiperbólica é uma das evidências de que sua origem é interestelar, ou seja, de fora do nosso Sistema Solar.

“Essa imagem foi possível devido à capacidade do telescópio se Gemini ajustar rapidamente para observar objetos como esse, que têm janelas muito curtas de visibilidade” disse em nota Andrew Stephen, coordenador de observações do laboratório havaiano.

  • Cientistas descobrem vapor de água em planeta com a massa de 10 Terras
  • Mancha vermelha em Júpiter é um furacão do tamanho da Terra

Ele garantiu que teve que “brigar por esta foto”, pela dificuldade em registrar este objeto que se desloca por um percurso próximo à trajetória aparente do sol. Segundo o observatório, com a aproximação do cometa, as condições de observação deste fenômeno será mais favorável nos próximos meses.

O registro mostra uma cauda que indica a presença de gases, um indicativo para que este objeto seja realmente um cometa. Os astrônomos do Havaí explicaram que é a primeira vez que um visitante interestelar apareceu com esta característica.

O único outro objeto de fora do Sistema Solar que foi observado por pesquisadores foi o asteroide ‘Oumuamua com um formato mais alongado e sem esta cauda resultante do descongelamento dos gases que formam o cometa.



Source link

You May Also Like

About the Author: Marisa Ferreira

Pioneiro profissional zumbi. Especialista em internet incurável. Praticante de TV. Comunicador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *