Google já está a distribuir a mais recente Beta 5 do Android Q


A Google começou (novamente) a distribuir a mais recente versão de testes da próxima versão do seu sistema operativo.  A saber, volta a ser distribuída a Beta 5 do Android Q após a mesma ter sido interrompida momentos após o início da distribuição. Agora, com os bugs corrigidos, temos uma nova distribuição.

Já, por sua vez, a versão final do sistema da Google deverá ser oficializada no final do verão.

Google Android Q Beta 5


Tal como já era esperado a nova distribuição do Android Q Beta 5 é uma iteração com modestos incrementos. Isto é, temos várias correções de erros, otimizações de fluidez, estabilidade e desempenho, mas com poucas novas funções. Ainda assim, elas estão presentes e cumpre-nos dar conhecimento das mesmas.

Chegou a Android Q Beta 5

Em primeiro lugar, temos a nova forma de ativar a Google Assistant, nomeadamente através de um novo gesto a partir do canto inferior esquerdo. Além disso, temos também uma nova animação de boot, que também já com a possibilidade de também “vestir” o modo escuro. Note-se que esta é uma das grandes novidades do Q.

Temos também uma nova função que nos permite vislumbrar (peak) ao pressionar o botão de retroceder. Isto é, teremos uma pequena pré-visualização do menu, ou janela, para o qual podemos voltar. Há ainda melhorias para o supracitado gesto de lançamento da assistente a partir do canto inferior esquerdo.

 

 

A Google deu também a saber que está a planear mover os launchers de terceiros para a configuração padrão dos gestos de navegação. Por outras palavras, quem utilizar, por exemplo, o Nova Launcher, não deverá ter acesso, pelo menos numa primeira fase, aos novos gestos de navegação.

Já, por outro lado, a tecnológica fez saber que posteriormente este suporte chegará também aos launchers de terceiros. Algo que denota algumas preocupações por parte da Google em implementar os dois novos gestos. A saber, o de ativação da assistente virtual, bem como a opção de retroceder e vislumbrar  o ponto de destino.

Quer testar a nova distribuição da Google?

Relativamente às mudanças nas API, aconselhamos os programadores a consultar os detalhes. Aí encontrarão os detalhes em torno dos novos mecanismos de autenticação, novos codecs, implementação do modo escuro, entre outras. Ao mesmo tempo, aconselhamos a leitura das notas da versão.

Para utilizar a Android Q Beta 5 o utilizar tem que ter um smartphone Google Pixel. Em seguida deverá aceder a esta ligação onde encontrará as imagens de sistema para download. Tudo isto claro, se já tiver inscrito o seu smartphone no programa de testes da Google.

Por fim, damos também conta da possibilidade de fazer sideload pelo ADB das novas imagens de sistema. Há, portanto, várias formas de testar a nova distribuição, mas para já apenas em dispositivos da linha Google Pixel.

Ansioso por receber o Android Q no seu terminal?

Leia mais…





Source link

You May Also Like

About the Author: Marisa Ferreira

Pioneiro profissional zumbi. Especialista em internet incurável. Praticante de TV. Comunicador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *